SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


Novembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

  A criança e o Chichi na cama --- o que é?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
avatar

Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

MensagemAssunto: A criança e o Chichi na cama --- o que é?   Sex 25 Out 2013, 22:59



O que é:

Apesar de o tratamento adequado e atempado poder trazer benefícios à criança, prevenindo mesmo o sofrimento no futuro, o "fazer chichi na cama" (tecnicamente designado enurese noturna), muitas vezes não referido pelos pais nas consultas de rotina. Existem vários tratamentos e terapias e o problema pode até desaparecer com o crescimento.

A enurese noturna é definida como a micção involuntária (enquanto a criança dorme), verificada após os cinco anos de idade. Importa lembrar que o desenvolvimento neuromuscular que possibilita o controle da micção ocorre cerca dos quatro ou cinco anos e que as várias etapas do crescimento variam entre os indivíduos. Mais comum nos rapazes, este problema pode ter causas orgânicas devido à pequena dimensão e imaturidade da bexiga, a infecções urinárias, ou uma irritação da bexiga causada por alergias ou sensibilidade a determinados alimentos. A deficiência na produção da hormona vasopressina é a causa mais frequente. Esta hormona antidiurética regula a produção de urina, fazendo com que a sua produção seja menor no período noturno.

Mas o medo, a ansiedade e o stress podem também originar a regressão a um padrão comportamental anterior. Normalmente, quando a causa da enurese está relacionada com o stress, o problema é temporário. Pode surgir, por exemplo, aquando do nascimento de um novo membro na família, com a mudança de casa ou a separação dos pais.

Salienta-se ainda o papel da herditariedade. O índice ocorrência de enurese noturna é de 44% se um dos pais tiver sofrido desta disfunção e de 77% se tiver afetado ambos os pais.

A sociabilização da criança e a sua auto-estima podem ser influenciadas negativamente: ao pensar que é a única com este problema, pode sentir-se diminuída em relação às outras crianças. O dormir fora de casa (exemplo: numa visita de estudo organizada pela escola ou em casa de um familiar próximo) pode apresentar-se como uma situação problemática e constrangedora para a criança.


O que se deve fazer:

Comecemos pela alimentação, pois:
- a diminuição da ingestão de chá, café e de bebidas com gás (que aumentam a produção de urina);
- o consumo de alimentos contendo bastante açúcar à noite;
- o aumento do consumo de líquidos de forma regular durante o dia;
são hábitos que ajudam a combater este problema.
Quanto às alergias, se houver reação a alimentos como o trigo, leite, laticínios e citrinos, a sua eliminação da dieta pode ser importante. É também benéfico estabelecer uma rotina que permita esvaziar o mais possível a bexiga antes da hora de deitar.

Em reuniões com um especialista, a família pode compreender e discutir o problema auxiliando a criança, que por sua vez, é ajudada a tomar consciência das suas rotinas e responsabilidades.

A prática mais imediata e eficaz é colocar uma coberta impermeável, que isole o colchão do lençol.
Um método mais complicado será a colocação de um discreto alarme na cama que é acionado quando a urina entra em contacto com a coberta. Pretende-se que ao fim de algum tempo a criança acorde por si só quando sentir a bexiga cheia. No entanto, este método poderá, ao culpabilizar a criança, tornar-se contraproducente.

Em relação aos medicamentos, obtêm-se resultados satisfatórios com a administração, sob prescrição médica, de desmopressina, um análogo da hormona antidiurética com menor capacidade pressora. Com uma ação prolongada aumenta a concentração de urina e reduz o volume urinário.

São várias as soluções para enurese noturna da criança. Ao longo do seu desenvolvimento, é natural que períodos de sono tranquilo sejam intercalados com outros de regressão ao padrão comportamental anterior. Mas, mais que tudo, a criança nunca deve ser penalizada, castigada ou punida.



Bibliografia:
Saúde Informações
INFARMED
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sorrisos.forum-livre.com
 
A criança e o Chichi na cama --- o que é?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Haverá crianças na grande tribulação e o inferno tá cheio delas
» Baixaria para criança
» Crianças e o arrebatamento
» Probabilidade- Uma criança
» Permutação circular - (criança chorona)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ajuda Pedagógica ✮☆✮ :: ✮☆✮ ..:Dicas... Sugestões e curiosidades ::.. ✮☆✮-
Ir para: