SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


Novembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 DISCALCULIA – VOCÊ SABE QUE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM É ESSA?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
avatar

Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

MensagemAssunto: DISCALCULIA – VOCÊ SABE QUE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM É ESSA?   Sex 20 Nov 2015, 23:03





DISCALCULIA – VOCÊ SABE QUE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM É ESSA?

Para muitos, sinais de “mais”, “menos”, “maior”, “menor” podem parecer um pesadelo, um bicho de sete cabeças. Mas o problema pode não está na criança, e sim nos educadores, ou na metodologia empregada em sala de aula, ou da escola que não se adapta ao aluno. Durante o processo de ensino/aprendizagem na ciência da matemática o desenvolvimento da criança para termos quantitativos é adquirido gradativamente, mas em alguns casos, a dificuldade pode ser apenas da pessoa, tratando-se de um transtorno conhecido como discalculia, e não comodismo ou preguiça como alguns podem pensar.

Discalculia (do grego dýs+calculare, dificuldade ao calcular) é definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números, provocando dificuldade em aprender tudo o que está relacionado a números como: operações matemáticas; dificuldade em entender os conceitos e a aplicação da matemática; seguir sequências; classificar números…. Para ser classificada como discalculia não pode ser causada por problemas na visão e/ou audição. O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades comparativas. É importante esclarecer que, a discalculia não é causada por má escolarização, deficiência mental, déficits visuais ou auditivos ou qualquer ligação com níveis de QI.

Para que o educador consiga detectar a discalculia em seu aluno é necessário que ele esteja atento à trajetória da aprendizagem deste, principalmente quando for observado que ele apresenta símbolos matemáticos malformados, demonstra incapacidade de operar com quantidades numéricas, não reconhece os sinais das operações, apresenta dificuldades na leitura de números e não consegue localizar espacialmente a multiplicação e a divisão. Dificuldade na leitura dos números e em mentalizar as contas também são sinais da dislexia. É importante que o professor realize atividades específicas, sem isolá-lo do restante da turma.

Caso o transtorno não seja reconhecido a tempo, pode comprometer e dificultar o desenvolvimento escolar do educando que por medo de enfrentar novas experiências de aprendizagem adota comportamentos inadequados, tais como agressividade, apatia ou desinteresse, comportamentos inadequados, medo, etc. Desse modo, or ser a matemática uma ferramenta essencial em nossas vidas é essencial que esse diagnótico ocorra nos primeiros anos de vida do educando.

Existem seis subtipos para a Discalculia.

- Verbal: resistência em nomear números, termos e símbolos;

- Léxica: problemas para ler os símbolos matemáticos;

- Practognóstica: dificuldade para enumerar, comparar e/ou manipular objetos ou imagens matemáticas;

- Gráfica: dificuldade em escrever símbolos matemáticos;

- Operacional: resistência para executar operações e cálculo numéricos;

- Ideognóstica: dificuldade para mentalizar as operações e para compreender os conceitos matemáticos.

O psicopedagogo é profissional mais indicado para o tratamento da discalculia, trabalhando em parceria com a escola e com os familiares, valorizando à auto-estima e as atividades realizadas. Também, o Psicopedagogo, vai descobrir o processo de aprendizagem da criança através de instrumentos que irão ajudá-la no entendimento. Os jogos, ajudam tanto com as habilidades psicomotoras e espaciais, como na contagem, na matemática.

Outro profissional que poderá ajudar no tratamento é o neurologista pois este irá confirmar, através de exames, a dificuldade específica da criança, e encaminhá-la para o tratamento correto. Ele pode inclusive, através de exames, detectar as áreas do cérebro afetadas. A maioria das crianças pode não gostar de contas, achar chato e difícil, mas é importante diferenciar a inadaptação do aluno ao ensino da escola, ou ao professor, do distúrbio que provoca dificuldade com os números. Caso a pessoa esteja se desenvolvendo normalmente em outras disciplinas, procure um especialista que possa tirar a dúvida e, se for o caso, começar o tratamento, pois, quanto antes for diagnosticado, menor o prejuízo para a educação da criança e melhor ela se adaptará com as questões do cotidiano, relacionamento, autoconfiança, poder de decisão…

Teste de Discalculia

Este Teste de Discalculia é um questionário simples e breve que pretende ajudá-lo a identificar se tem discalculia. Não substitui um diagnóstico realizado por profissionais, pode apenas ser considerado como um pré-diagnóstico.

O diagnóstico correto e apurado terá de ser realizado por profissionais e técnicos da área. Por isso se responder “sim” a metade ou mais das perguntas consulte o mais rápido possível um profissional da área, somente este poderá diagnosticar e avaliar o melhor tratamento para a discalculia apresentada.

Instruções:

- Este teste/avaliação é recomendado para jovens (a partir dos 15 anos) e adultos de ambos os sexos.

- Todas as questões devem ser respondidas baseadas no seu comportamento ou acções dos últimos meses.

- Marque o item que melhor o descreve em cada questão, certificando-se de que todas as questões são respondidas.



fazer teste aqui.   http://educamais.com/teste-discalculia/


Cool Cool Cool
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sorrisos.forum-livre.com
 
DISCALCULIA – VOCÊ SABE QUE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM É ESSA?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» MORGELLONS - Você sabe o que é isso?
» VOCÊ SABE COMO DEUS CALCULA NOSSO TEMPO NA TERRA?
» Minha história pode ser a sua cura! Você sabe mesmo o que é uma crise de pânico?
» O que faz a Polícia Militar? Você Sabe?
» Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ser Especial ✮☆✮ :: Outros problemas/défices-
Ir para: